quarta-feira, 16 de novembro de 2011

28 anos sem Janete


A imagem mais remota que tenho de uma novela é de cenas de Tarcísio Meira, de cabelos encaracolados, e Míriam Pires, como uma mulher enlouquecida que vivia num quarto cheio de manequins com roupas espalhafatosas. Era 1974 e a novela em questão, O Semideus, de Janete Clair. Mas eu era muito criança e não lembro de absolutamente mais nada dessa trama. A novela seguinte foi Fogo Sobre Terra, também de Janete, e lembro vagamente de Regina Duarte, Dina Sfat e Jardel Filho. E me recordo como se fosse ontem da cena do último capítulo em que Neuza Amaral era tragada pelas águas porque se negava a deixar uma casa que ia ser inundada.

Lembro da reprise de Selva de Pedra, em 1975, em especial à ótima sequência do acidente com o fusca de Simone (Regina Duarte), numa cena de perseguição. Fiquei impressionado! De Pecado Capital, lembro apenas de Betty Faria no primeiro capítulo. Eu era criança na segunda metade dos anos 70 e meus pais seguiam à risca a indicação da Censura com o selo que anunciava: "esse programa é proibido para menores de 12 anos", ou coisa assim. Só nos anos 80 é que fui acompanhar de fato às novelas das oito.


Da época em que passou O Astro, não me recordo da novela, apenas de sua abertura. O mesmo para Pai Herói. No Dia dos Pais de 1979, eu e meus colegas de quarta série fomos obrigados a decorar a letra da música de abertura, de Fábio Jr., para uma apresentação. A primeira novela de Janete Clair que de fato acompanhei com alguma assiduidade foi Sétimo Sentido, em 1982. Gostava da bela abertura, bem como da vinheta de "estamos apresentando" ao som de "Chariots of Fire".

Janete faleceu em 16 de novembro de 1983, enquanto ia ao ar sua novela Eu Prometo, da qual eu não era assíduo, portanto lembro pouco. Mas me recordo bem da comoção generalizada que formou-se em torno de sua morte. Vim a saber mais tarde de detalhes, como  sobre o câncer com que ela lutava havia três anos. Eu Prometo foi lançada como a "a nova novela das 10", que traria de volta o horário consagrado nos anos 70. Na verdade, não foi bem assim. A Globo sabendo do frágil estado de saúde da autora, não queria confiar-lhe uma novela no horário de maior faturamento, o das oito da noite. Então preferiu arriscar em um horário em que o prejuízo fosse menor.


Janete deve ter ficado chateada. Era uma mulher que amava escrever novelas, que se envolvia de verdade com os personagens e tramas que criava. Mas nunca foi poupada pelos críticos, que a acusavam frequentemente de "fantasiosa" demais. Problemas com a Censura tornaram suas novelas O Semideus, Fogo Sobre Terra e Duas Vidas obras mutiladas e prejudicadas. A Globo, às vésperas de completar 10 anos de existência (em 1975), resolveu "rebaixar" Janete do horário das oito - que ela mesma havia ajudado a consagrar na Globo - para as sete horas, tido como "um horário menor". Janete não gostou. Foi escrever a novela Bravo às setemas com a proibição de Roque Santeiro, às oitoa autora foi chamada às pressas para escrever uma trama substituta. Foi quando Janete inovou seu estilo, colocando mais realismo às suas histórias, e acabou por realizar seu melhor trabalho, Pecado Capital, desta vez aclamado pela crítica e pelo povo.

Na década de 80, o estilo de Janete foi novamente posto em xeque. Coração Alado foi uma novela malhada pela crítica, que acusou a trama de claustrofóbica, onde Janete pesou a mão no dramalhão. Sétimo Sentido e Eu Prometo foram pelo mesmo caminho. O fato é que, apesar de todas as intempéries, das críticas e problemas com a censura do Regime Militar, Janete Clair sempre foi campeã de audiência. Novelas como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, O Astro e Pai Herói são consideradas clássicos de nossa teledramaturgia, e que valeram à autora a alcunha de Maga das Oito, ou, melhor, Usineira de Sonhos.

Para saber mais sobre a vida desta grande novelista, sugiro o livro "Janete Clair, a Usineira de Sonhos" que o jornalista Artur Xexéo lançou em 1996 pela editora Relume Dumará.

Também a página da autora no site Teledramaturgia.

17 comentários:

  1. Minha mãe fala que adorava O Semideus e Selva de Pedra.... Eu gostaria muito de poder ver essas novelas... Será qua rola reprise no Viva ou lançamento em DVD algum dia? :)

    ResponderExcluir
  2. A obra da mestra Janete Clair me desperta muita curiosidade e interesse. E do pouco que pude ver no youtube e por download, seu emocionante dramalhão merece mesmo o título de "novelão",como os nostálgicos costumam se referir. Acho uma pena a autora ter sido negligenciada no quesito reprises, já que suas grandes obras jamais tiveram uma reexibição "completa", digamos, nos moldes do Vale A Pena Ver de Novo (apenas os compactos de uma hora e meia do Festival 15 Anos e reprises curtíssimas tapa-buraco às 22 horas). Pelo menos o fenômeno Pai Herói acho que seria excelente pedida para as tardes do Vale A Pena Ver de Novo no começo dos anos 80.
    Interessante notar que a obra de Janete Clair revisitada por Alcides Nogueira e seus eficientes colaboradores despertaram com louvor o interesse do público atual: O Astro 2011 foi um grande sucesso, abrindo caminho para a consolidação da novelas das 11. Que Janete Clair continue sendo vista e revista na atualidade, e que o Canal Viva apresente a sua obra àqueles que não tiveram oportunidade de conhecê-la e aos fãs da novelista.

    ResponderExcluir
  3. Algumas novelas de Janete me marcaram sim, mas não sei por que sinto que me identifico mais com as novelas da Ivani Ribeiro. Acho que Janete fazia algo para nos hiponitizar e ficarmos assistindo aquele canal naquele horário, já Ivani era mais autêntica, mais realista, enfim...escrevia melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Janete sabia conduzir um texto, sem medo de expressar o que seus personagens sentiam. E acho que isso falta a muito autores. Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  5. A "usineira de sonhos" Janete Clair foi a maior autora de novela que este país conheceu e nunca houve outra como ela. A única a escrever sete novelas consecutivas, esbanjando brilho folhetinesco em cada uma delas. Sinto saudades de suas novelas.

    ResponderExcluir
  6. Nilson quero mais textos!!
    Faz aquela rapidinha comentando sobre os acontecimentos das novelas!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Janete foi muito perseguida pela crítica. Quando a novela era realmente sensacional, só para não dar o braço a torcer, chegaram a dizer que Dias Gomes estava escrevendo em nome da esposa. Absurdo! Acho que o fato de ser uma mulher, entre outras coisas, incomodava muito essa ala.

    galeriadenovelas.com

    ResponderExcluir
  8. por que você não estão atualizando o blog

    ResponderExcluir
  9. o que tá acontecendo não atualizão o blog de novembro?????

    ResponderExcluir
  10. Lucas, vc não viu em minha pagina central do site Teledramaturgia?

    Eu mudei de blog!

    eis o endereço do blog novo:

    http://nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br/2012/01/11/dercy-de-verdade-palavroes-com-qualidade/

    ResponderExcluir
  11. ola Nilson, assim como você sou apaixonado por novelas, estou louco para ver as tres que vao estrear agora no começo do ano. Queria lhe ajudar te enviando a ficha tecnica da proxima novela das sete "Cheias de Charme": novela de FELIPE MIGUEZ E IZABEL DE OLIVEIRA; colaboração de: DAISY CHAVES, IZABEL MUNIZ, JOÃO BRANDÃO, LAIS MENDES PIMENTEL, PAULA AMARAL E SÉRGIO MARQUES; direção de: MARIA DE MEDICIS, NATALIA GRIMBERG E ALLAN FITTERMAN; direção geral de: CARLOS ARAÚJO; núcleo: DENISE SARACENI.
    a equipe de "Avenida Brasil" é essa: novela de: JOÃO EMANUEL CARNEIRO; direção de: GUSTAVO FERNANDEZ e PAULO SILVESTRINI; direção geral de: RICARDO WADDINGTON, JOSÉ LUIZ VILLAMARIM e AMORA MAUTNER; núcleo: RICARDO WADDINGTON. espero ter lhe ajudado, abração!

    ResponderExcluir
  12. Quando teremos, uma nova Janete Clair? Vocês não acham que estamos precisando?

    http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI, GOSTEI MUITO DO BLOG, SOU PROFESSOR, EMPREENDEDOR DE MANAUS-AM.
    SE PODER, ME ADICIONA NO MSN: JRVIAJABRASIL@HOTMAIL.COM
    FORTE ABRAÇO!!!!

    ResponderExcluir
  14. A Janete Clair no meu ver escreveu as melhores novelas da Globo. Depois que ela se foi,as qualidades das novelas caíram muito, embora tenha aparecido uma ou outra novela boa.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir