quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Qual novela?

Desde que Roque Santeiro foi anunciada como a substituta de Vale Tudo no Viva, eu torci o nariz. Se a intenção era manter o sucesso que a trama de Gilberto Braga fazia durante as madrugadas com a audiência ligada no canal e no Twitter, teria que ser uma novela igualmente emblemática no subconsciente coletivo brasileiro. Roque Santeiro, apesar de todos os seus méritos, ficou datada e é a novela errada no horário errado.





Para falar a verdade, existem bem poucas novelas que poderiam substituir Vale Tudo à altura, mantendo o interesse de telespectadores noveleiros e tuiteiros. Me vem à cabeça poucos títulos, como Dancin´Days, Tieta, Guerra dos Sexos, Que Rei Sou Eu?...



Qual novela você acha que substituiria bem Vale Tudo nas madrugadas do Viva, sem deixar a audiência e o interesse do público cair? 

34 comentários:

  1. Adoro "Roque Santeiro" e acompanho direto, mas se não fosse ela, seria ou "Tieta" ou "Guerra dos Sexos".

    @andrademon

    ResponderExcluir
  2. Informe a novela que vc quiser, independente das que eu citei acima! ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho que Rainha da Sucata manteria o público ligado no Viva durante as madrugadas.

    ResponderExcluir
  4. Tieta, Rainha da Sucata, de repente Baila Comigo, O Salvador da Pátria, Guerra dos Sexos...

    ResponderExcluir
  5. Queria ver O dono do mundo, acho q seria interessante!
    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que #ValeTudo é imbatível não tem substituta... agora eles erraram mesmo colocando Roque Santeiro no lugar podiam por Tieta ou Dancin´Days...

    ResponderExcluir
  7. Tieta era a primeira opção, mas não deu por problemas de direitos autorais com a familia do Jorge Amado.

    Depois pensaram em Dancin'Days, que a Globo não deixou pois lançaria em DVD.

    Pensaram em A Indomada, mas optaram por Roque Santeiro.

    Eu acho que "A Próxima Vítima" conquistaria a madrugada.

    ResponderExcluir
  8. Dentre as que você listou, opto por TIETA, mas gosto muito de RAINHA DA SUCATA e sem dúvida manteria aqueles mesmos clima e audiência de Vale Tudo!

    Não conhecia seu Blog, Nilson... Estarei sempre por aqui. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. "Dancin' Days" ia mobilizar o público brasileiro de novo, sem dúvida. É uma das novelas mais pedidas e há MUUUUITO tempo não é reprisada. "Tieta" também faria enorme sucesso, não há quem não goste. "Guerra dos Sexos" eu assisti de novo há pouco tempo e pra falar a verdade, não senti o fascínio que sentia na infância. A novela é muito divertida sim, mas "Dancin' Days" faz mais o estilo novelão. Seria legal rever "Guerra dos Sexos" no horário da "Malhação", como a Globo fez em 89.

    ResponderExcluir
  10. Creio que Roda de Fogo, uma trama poderosa sobre disputa pelo poder e corrupção, manteria o público fiel de Vale Tudo fixo ao horário.
    Dentre as citadas, apontaria Dancin' Days pelo clima saudosista da novela, remetando à disco music, à moda e à cultura dos anos 70. Após um belo revival dos anos 80 com Vale Tudo, seria perfeito voltar aos 70 com a novela símbolo dessa década: Dancin' Days.

    ResponderExcluir
  11. @Dielmau diz: Com certeza Tieta o bordão Mistériooooo de Dona Milú viraria meme facil no twitter

    ResponderExcluir
  12. Rainha da Sucata / Selva de Pedra / Dancin' Days / A Próxima Vítima / Baila Comigo / Tieta

    ResponderExcluir
  13. Tieta e Dancin' Days que eu nunca assisti, o tema parece ser legal.

    ResponderExcluir
  14. Gosto de Roque santeiro, mas não rolou um vício como em Vale tudo, acho que é pq acompanhei as duas reprises. Mas acho que com a virada na trama, com a chegada de Roque,eu me fidelizo.
    Tieta é excelente e eu não perderia por nada.
    Rainha da Sucata, se viesse no vácuo de Vale tudo iria bombar, e até mesmo O dono do mundo que derrapou na época da exibição seria uma boa opção.

    Mas se eu pudesse escolher a substituta, seria Dancin' Days, sem dúvida, pq é inédita pra mim.

    ResponderExcluir
  15. *Tieta
    *Selva de Pedra (versão anos 80)
    *Top Model
    *Rainha da Sucata

    ResponderExcluir
  16. Sou a favor dessas tramas citadas, mas agora neste momento para "reparar o estrago", acho que uma novela com clima eletrizante como A PRÓXIMA VITIMA seria ideal para trazer de volta o horário a boca do povo e assunto ao twitter.

    A novela hj virou cool e tem os elementos perfeitos para virar febre no começo de madrugada novamente.

    E ai depois de terem aprendido com a burrada (de trazer uma novela q já não teve uma boa audiência no vale a pena, uma novelaq q ja foi lançada em dvd), poderiam trazer um dos sucessos aqui já citados.

    ResponderExcluir
  17. Tieta seria muito mais indicada para substituir Vale Tudo. Só não dá pra ser substituta de Roque Santeiro, pq o linguajar nordestino é parecido, e isso cansaria. Já que Roque Santeiro está no ar, e "Guerra dos Sexos" terá nova versão na Globo, pq não "Barriga de Aluguel", "Pecado Capital" (1ª versão), ou "Dancyn' Days"?

    ResponderExcluir
  18. Também acho mero mortal...

    Agora só algo com o ritmo urbano de A Próxima Vítima salva o horário... E o Viva...

    ResponderExcluir
  19. Roque Santeiro é show...depois Tieta!

    ResponderExcluir
  20. Vou citar uma bem antiga, de 1981, "Baila Comigo". Quase ninguém se lembra, mas foi um belo texto, c/ belas interpretações (entre outras) de Fernanda Montenegro, Tony Ramos, e, principalmente, da saudosa Lilian Lemmertz, que deu vida a uma extraordinária Helena. Sem contar que teve uma das melhores trilhas sonoras já apresentadas no horário nobre. Acho que a reapresentação dela despertaria atenção, seja pelo saudosismo de quem a assistiu, ou pela curiosidade dos que nem haviam nascido ainda...

    ResponderExcluir
  21. O remake de Guerra dos Sexos está vindo ai, no rastro do sucesso de TITITI, acho que invabiliza a globo re exibir o original por agora....

    ResponderExcluir
  22. "Baila Comigo" tinha um ritmo bem diferente das novelas produzidas pela Globo de meados da década de 80 em diante. Ou seja, era ainda mais lenta do que "Roque Santeiro". Se com "Roque" a audiência do horário caiu, com "Baila" iria afundar de vez!

    Eu substituiria "Vale Tudo" por "O Salvador da Pátria" ou "Rainha da Sucata".

    ResponderExcluir
  23. acho que os clássicos da teledramaturgia funcionam melhor no horário.
    O Rebu, Saramandaia, Dancin'Days etc
    gostaria muito de rever tramas da minha época, como Corpo a Corpo, Louco Amor, Barriga de Aluguel, Tieta.
    na minha opnião, o erro com Roque Santeiro foi exibir uma novela já lançada em DVD, eu, por exemplo, adoro a novela, mas não acompanho no Viva.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Não acho que Roque Santeiro seja "a novela errada no horário errado". Talvez o momento é que tenha sido errado; seria melhor se esperassem um pouco mais para reprisá-la ou o tivessem feito antes de reprisar Vale Tudo. Também não é a questão, cegados olhos de fã e abertos olhos isentos, de se considerar pior ou melhor esta ou aquela, porque são ambas muito boas e valorosas para a teledramaturgia. O que houve foi que Roque Santeiro não cativou parte do público que via Vale Tudo - muito do qual pode tê-la visto à tarde, em DVD ou pelos downloads da vida, não podendo dizer-se o mesmo das duas novelas.

    Uma coisa em que não vejo ninguém pensar é que talvez, embora haja outras opções na nossa lista de desejos de reprise, as opções do Viva para uso imediato não sejam tantas assim e por isso resolveram colocar Roque Santeiro, mesmo tendo saído há um ano compactada em DVD. Fatalmente uma hora ela viria, neste horário da madrugada supostamente destinado aos "grandes clássicos", e principalmente devido a ter sido lançada em DVD, a exemplo das minisséries quase todas que o canal exibiu nesses treze meses.

    Disse o amigo Vitor ao comentar o post anterior do blog que Roque Santeiro envelheceu em sua forma de contar a história, e disso talvez advenha parte da rejeição a ela em relação à antecessora. Concordo, faz todo o sentido; os entrechos, as temáticas abordadas pela novela permanecem atuais, a sua proposta de forma geral, mas talvez a sua feitura já não mais, com cenas longas e mais calma no desenvolvimento das tramas da novela, por assim dizer. Todavia reafirmo que não considero uma escolha errada, mas talvez o momento em que ela foi feita, sabe-se lá por que motivos.

    Respondendo à pergunta proposta pelo Nilson no post, para manter a audiência de Vale Tudo eu acho que A Próxima Vítima, Roda de Fogo, O Dono do Mundo e Tieta. Quanto a Dancin' Days tenho minhas dúvidas porque, magia dela e pedidos por ela à parte, apresenta características narrativas ainda mais ultrapassadas que as que se pode apontar em Roque Santeiro.

    ResponderExcluir
  27. Se é para reprisar clássicos, Roque Santeiro não podia ser deixada de fora nunca! Eu, como era muito novo na época, não acompanhei e nem as reprises cheguei a ver direito. A oportunidade está sendo agora e estou adorando. Agora, pelas pesquisas que fizeram, Dancin Days já era considerada a novela substituta e acabaram quebrando um pouco com as expectativas. Os fatos de algumas novelas estarem nos planos de serem lançadas em formato de DVD não vem ao caso, pois o barato é vê-las na íntegra, como o canal está fazendo (diferentemente das novelas da tarde, infelizmente, como Vamp, por exemplo). Voltando a Roque Santeiro, nunca poderia ser deixada de fora, mas, realmente, é uma novela muito diferente de Vale Tudo (que considero, até então, uma das melhores novelas da televisão brasileira!). Fico com Dancin Days. Fiquei curioso em ver esse clássico, ainda mais antigo que Vale Tudo e que manteria, pelo menos, o mesmo estilo, já que é o mesmo autor. Mas também quero ver todas as outras citadas, principalmente, Que Rei Sou Eu, primeira novela que vi em minha vida. Que continue com este horário e fiéis ao objetivo de resgatar produções das décadas de 70 e 80.

    ResponderExcluir
  28. Apesar do conteúdo datado acredito que em algumas regiões do Brasil ainda podemos encontrar muito da cidade de Asa Branca. Acho que o envelhecimento é até um charme a mais para a reprise de "Roque Santeiro". Assisti há dez anos no Vale a Pena Ver de Novo e hoje não durmo sem revê-la no Viva. Tomara que a substituta seja "Tieta". Faz muita falta essas novelas regionais.

    ResponderExcluir
  29. Não acredito que a questão seja a narrativa de Roque Santeiro. O fato é que a novela foi reprisada às 17 horas em 1990 e 14 horas em 2001. Esta é a quarta exibição. E eu acompanhei as quatro. Acho as duas, Roque Santeiro e Vale Tudo, as duas melhores novelas de todos os tempos, mas eu mesmo preferia que Roque fosse reprisada mais a frente. A grande diferença de ambientação também contribui. Não gosto de novela rural. A única exceção é Roque. Uma história tão interessante pode ter cenas de 10 minutos, porque o público que assiste a essas tramas é menos ansioso que aquele que acompanha a novela das nove.
    Adoraria rever Perigosas Peruas e Bebê a bordo, do Carlos Lombardi; Que rei sou eu e Elas por elas. Mas para o horário, eu torcia que a opção do Viva fosse Dancing Days, porque eu era muito novo e não assisti. Gostaria de ver também Água Viva. Como vê, sou fã de Gilberto Braga, apesar do deslize em Insensato Coração, sua pior novela. O fato de Aguinaldo Silva também assinar Vale Tudo não indica nada. Um grande autor sim, mas o mérito maior de Roque é Dias Gomes e de Vale Tudo, o próprio Gilberto Braga, que é de quem se lembram ao citar a novela.

    ResponderExcluir
  30. Oi Nilson!
    Uma telenovela antiga, mesmo que de época será sempre datada, diferentemente dos filmes, que representam uma época em si...
    Roque Santeiro possui talvez um humor datado e é como uma piada que foi contada vezes demais e cansou. Já foi reprisada demais...
    Valeria a pena ver de novo Dancing Days, datadíssima também, uma vez que a moda Disco já passou, mas que tinha personagens interessantíssimos e atores que gostaríamos de ver como eram há 33 anos, muitos já falecidos...

    ResponderExcluir
  31. Dancing days, Saramandaia, O Salvador da Pátria, Sétimo Sentido, Pai Herói...

    ResponderExcluir
  32. Qual novela?

    As mais esperadas pelo público, com certeza faria muito sucesso no "Viva", como por exemplo, Que Rei Sou Eu?, Dancin' Days, Baila Comigo, Elas por Elas, Final Feliz, Brega & Chique, Cambalacho, Água Viva, Corpo a Corpo, Escrava Isaura, Locomotivas...

    ResponderExcluir