quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Roque no Viva


O jornal O Estado de São Paulo notificou essa semana que a novela Roque Santeiro derrubou a audiência que o Canal Viva vinha tendo com a atração anterior no horário, a reprise de Vale Tudo – apesar de Roque ir ao ar mais cedo que Vale Tudo. De acordo com a nota “Da troca de folhetim para cá, o canal tem perdido posições no ranking do horário da novela, tendo caído para 7ª posição no terceiro capítulo e para a 17ª no dia 29 [de julho]”.

Mas por que um dos maiores clássicos de nossa teledramaturgia não mantem a “comoção generalizada” que Vale Tudo causou em sua apresentação no Viva? Na verdade, Vale Tudo e Roque Santeiro são duas novelas muito diferentes – apesar de ambas terem Aguinaldo Silva entre seus roteiristas. O fato é que Roque já não havia surtido um bom ibope em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2001.

E olha que os méritos de Roque Santeiro são muitos: história genial, produção caprichada, direção perfeita, elenco irretocável com personagens carismáticos e atuações à altura. Eu me lembro do grandioso sucesso que teve essa novela em 1985/1986, e Roque sempre esteve em minha lista “das melhores de todos os tempos”.


Roque Santeiro envelheceu?

Em minha opinião, o sucesso de Roque Santeiro em sua apresentação original deve-se ao seu ineditismo na época. Foi “a novela certa no momento certo”. Uma genial crítica social calcada no fim da Ditatura Militar no país, aproveitando os momentos iniciais da Nova República. Outro fator: só Dias Gomes havia desenvolvido um tipo peculiar de novela interiorana com toques de realismo fantástico e crítica social - mas no horário das 22 horas nos anos 70 (vide O Bem Amado e Saramandaia). Raras foram as novelas das 8 até meados da década de 80 que deixaram de focar o universo urbano do Rio de Janeiro. 

Aguinaldo Silva, depois de Roque Santeiro, usou e abusou da fórmula “interiorana” até esgotá-la: Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, A Indomada, Porto do Milagres – e todas com um pé no surrealismo. Roque Santeiro já não representava mais uma novidade em 2001 quando foi reprisada à tarde, na Globo. Já tínhamos visto aqueles personagens se repetirem à exaustão.


Não se faz mais novelas como antigamente?

Uma das maiores reclamações do público que acompanha Roque Santeiro hoje é o seu ritmo lento, quando comparado às novelas atuais, ou mesmo a Vale Tudo.

Na opinião de Vitor de Oliveira, um dos roteiristas da atual O Astro, "Vale Tudo se manteve moderna porque tem o ritmo das novelas de hoje. Cenas mais curtas, diálogos mais ágeis, sem muitas pausas entre as falas, etc. Roque Santeiro envelheceu, porque ainda tem o timing das novelas de antigamente: cenas longas, algumas de mais de 5 minutos, poucas tramas acontecendo simultaneamente, ritmo mais lento entre as falas, etc”.

Outro fator a ser considerado é a overdose de novelas no final de noite: Roque Santeiro no Viva começa quando termina a apresentação de O Astro, na Globo, que vem fazendo muito sucesso. Será que o público já teve sua dose diária de fantasia e vai para a cama mais cedo dormir feliz? #Será?


a novela no site: Roque Santeiro

15 comentários:

  1. Já tive essa sensação de "envelhecimento" da novela ao assistir ao DVD. Na época da exibição de "Roque", o ritmo de vida era outro. As pessoas já tinham jantado e ficavam relaxadas em frente à TV. Não existia esse zapping frenético de controle remoto que existe hoje. E concordo com você: o ineditismo e a originalidade da trama arrebatou o público e foi um verdadeiro fenômeno. Mas isso não tira a excelência da novela. Quando posso, assisto com prazer, mas confesso que não fico ligadíssimo como ficava com "Vale Tudo".

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito sobre esse fenômeno dos anos 80. Isso mesmo, ANOS 80. Duas décadas depois e muita coisa mudou. O telespectador dos anos 80 que gostaria de assistir Roque Santeiro já está também mais velho e já se adaptarou ao ritmo acelerado das novelas. Nem estranha mais.
    O público de Vale Tudo era o mesmo das atuais novelas. Observei isso quando acampanhava a novela com os comentários no Twitter pela tag #ValeTudo, grande parte sequer tinha nascido quando a novela foi ao ar pela primeira vez. Por ser muito parecida com as novelas atuais, Vale Tudo conseguiu manter os velhos fãs e conquistar novos cada vez que se aproximava a "saga: Quem matou Odete Roitman".
    O que acontece hoje é que os mesmos fãs mudaram de Canal, assistindo O Astro e não têm mais a mesma empolgação pra seguir assistindo Roque Santeiro com sua história lenta, mesmo que com excelentes toques de humor. Ficar até uma hora da madrugada assistindo novela não é pra qualquer um. rs.
    Sempre fui fã das duas novelas. Assisti as duas em suas estréias e acompanho as reprises no Canal Viva, sempre que posso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que "Roque Santeiro" foi a reprise errada na hora errada. "Roque" foi reprisada há dez anos e lançada em DVD no ano retrasado. O público de TV a cabo - teoricamente - tem poder aquisitivo para comprar dvd, cd's e livros. Então, quem é fã de novela, e do Viva, provavelmente havia comprado o DVD.

    Além disso, acho que a novela não tem o apelo do público dessa faixa de horário, que prefere histórias mais fortes (vide "Vale Tudo" e o próprio sucesso de "O astro", às 23h).

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o William. Acho que agora não era o momento de mais uma reprise de Roque Santeiro, uma excelente novela, mas que, sem dúvida, envelheceu. Claro que algumas coisas são atuais, mas no geral, a cada reprise, Roque me atrai menos. Assisto todos os dias e com prazer, mas um outro título faria mais sucesso no horário do Viva.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a sua opinião, Nilson. Nessa questão do ritmo Roque realmente ficou datada. Mas ainda acho mais surpreendente constatar que Vale Tudo permanece moderna. Ou será que foram as novelas que não avançaram de lá pra cá?

    Acho que boas pedidas para terem substituído Vale Tudo seriam Tieta ou A Próxima Vítima. Acredito que essas manteriam pelo menos a maior parte da audiência. Arrisco dizer também O Dono do Mundo. Mesmo ritmo do texto e dessa vez sem as rejeições que teve na época.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a novela não envelheceu. O problema, ao meu ver, é o horário: é um ritmo lento para ficar acordado até depois de meia-noite para assistir, diferente de Vale Tudo, e a reprise veio no momento errado, visto que recentemente a Globo lançou um compacto em DVD.

    ResponderExcluir
  7. @Fábio Dias R. diz:

    Concordo com todos! rs
    Com o texto e com os comentários, imagina que legal seria rever O DONO DO MUNDO, reafirmo o que Daniel disse, não teria a rejeição da época, aposto!

    Abs
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro Roque Santeiro e sempre que posso, assisto com grande prazer.
    A minha teoria é que as reprises de Roque já não são novidade. Foi reprisada em 91, 2001, DVD e agora no Viva, revelou-se cansativa.
    Quem sabe daqui há 30 anos, essa novela não faça sucesso, como de fato, ela merece.
    Sim, a novela é mais lenta e envelheceu em alguns aspectos, (tem muita coisa nem atual ali) mas honestamente: ah se todas as novelas envelhecessem como Roque Santeiro...

    Wesley Vieira @wesleyvieirah

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Roque Santeiro foi um trabalho corajoso e emblemático, uma trama satírica super inteligente que retratou com bom humor elementos até hoje presentes: a manipulação das massas pelo mito religioso e o poder das oligarquias no interior do país. O tema é ainda atualíssimo, mas, conforme as postagens acima, a forma como foi retratado na novela hoje mostra-se um tanto envelhecido: cenas demasiadamente longas, capítulos por vezes desprovidos de ganchos impactantes, uma narrativa de certa forma mais lenta. Ademais, Roque Santeiro é uma novela demasiadamente explorada em termos de exibição: duas reexibições e lançamento em DVD há praticamente 1 ano. Não conta com o elemento surpresa de Vale Tudo, por exemplo, que não era exibida há 18 anos, desde a única reprise de 1992.
    Mas o Viva está aí justamente para isso: mostrar parte do passado de nossa rica teledramaturgia e como esta era feita até chegarmos nos atuais padrões.

    ResponderExcluir
  11. Roque Santeiro foi um trabalho corajoso e emblemático, uma trama satírica super inteligente que retratou com bom humor elementos até hoje presentes: a manipulação das massas pelo mito religioso e o poder das oligarquias no interior do país. O tema é ainda atualíssimo, mas, conforme as postagens acima, a forma como foi retratado na novela hoje mostra-se um tanto envelhecido: cenas um tanto alongadas, capítulos por vezes desprovidos de ganchos impactantes, uma narrativa de certa forma mais lenta. Ademais, Roque Santeiro é uma novela demasiadamente explorada em termos de exibição: duas reexibições e lançamento em DVD há praticamente 1 ano. Não conta com o elemento surpresa de Vale Tudo, por exemplo, que não era exibida há 18 anos, desde a única reprise de 1992.
    Roque Santeiro é um clássico absoluto que merece ser visto diversas vezes, mas creio que sua reprise nesse exato momento foi uma decisão bastante precoce. Havia novelas ainda mais saudosas para as quais o canal Viva deveria ter dado imediata prioridade como substituta de Vale Tudo.

    ResponderExcluir
  12. Além do ritmo lento como foi abordado no texto... eu tenho um certo "medo" dessa novela, os personagens são estranhos e é tudo muito velho, eu tenho angustia de coisa velha.
    Eu queria assistir Tieta, eu tinha uns 5 anos quando passou a reprise mas ainda me lembro de algumas coisas, ou Dancing Days, que eu nunca vi.

    ResponderExcluir
  13. /ninavalle

    eu acho que deveriam ter colocado O DONO DO MUNDO no lugar de Roque, prenderia mais a atenção do público... Fora o que vc citou de O Astro né? #SERÁ?

    ResponderExcluir
  14. Esse lance de "novela envelhecida" pra mim não cola. Tudo papo furado!! Cenas longas? Qual o problema? Quando bem escrita é sempre um prazer em assisti-la. Foge dos padrões atuais? Sim, mas quem disse que os padrões atuais são bons exemplos de alguma coisa???

    ResponderExcluir
  15. Concordo com você. Obras podem envelhecer neste ou naquele aspecto, mas os decantados padrões técnicos e dramatúrgicos atuais não são exemplo superior de nada, na maior parte das vezes são muito estereotipados, pasteurizados, chatos, aborrecidos. apenas as pessoas se condicionam a isso e pensam que são muito avançadas em relação ao público "ingênuo" que gostou na época (como foi dito também de "Irmãos Coragem", mesmo o autor tendo gostado e elogiado a novela). Nem mesmo ingenuidade em certos casos, mas besteirol e non-sense puros.

    ResponderExcluir