quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sobre assassinatos e assassinatos

E Gilberto Braga deixou de nos surpreender mais uma vez e lascou um "quem matou" em sua novela. Agora todos se perguntam: Quem matou Norma? Quem matou o Salomão Hayalla? Quem matou o Delegado Pimentel? Timóteo Cabral de Cordel Encantado também podia morrer, para fechar todas as novelas globais no ar com o recurso manjadíssimo para despertar audiência.


O caso de O Astro é clássico, afinal, foi o primeiro "quem matou" que mobilizou a opinião pública brasileira. O caso de Morde e Assopra foi visivelmente para "chamar a atenção da audiência adormecida", já que na época em que Walcyr Carrasco inventou de matar o Delegado Pimentel, o ibope da novela estava preocupante. Só depois do sucesso do núcleo de Dulce é que a Morde e Assopra engrenou na audiência.


Mas definitivamente, Insensato Coração não precisava deste recurso clichê e fácil. Primeiro porque duas novelas da casa já tem. Segundo porque Gilberto já usa o "quem matou" há quatro trabalhos (Paraíso Tropical, Celebridade, Força de um Desejo e Labirinto). E terceiro, porque a novela, definitivamente, não precisava deste artifício: a audiência está ótima.

Nos últimos capítulos, Norma arrumou mais inimigos do que durante a novela inteira, tudo para justificar a especulação sobre o assassino. A gota d´agua foi a discussão com Eunice e Ismael, ontem: Norma teve um ataque gratuito de histeria contra Eunice.

Norma é a melhor personagem da novela, e uma das melhores da carreira de Glória Pires, não há dúvida. Mas seu assassinato só serviu para fechar a trajetória de incoerência da personagem durante a trama: de enfermeira baranga, simplória e burra
a presidiária assassina,
a mulher vingativa que arma toda sorte de situações até que se torna herdeira de um milionário,
a carrasca de seu algoz,
a mulher burra (de novo) ao cair (de novo) na conversinha mole de seu amado,
a mulher que xinga gratuitamente a louca da Eunice - só pra ela figurar entre os suspeitos do crime.

Até aí, morreu a Norma!

9 comentários:

  1. Concordo plenamente. Esse artificio usado pelo Gilberto Braga foi "INSENSATO" por parte dele, afinal a audiência vem sendo boa e a personagem idem. Autores consagrados como Aguinaldo Silva por exemplo odeiam esse artificio do "Quem matou" mas não vamos entrar no mérito.

    Já na questão do assassino de Norma, a menos que mudem de última hora, a identidade do assassino vazou e é a Wanda.

    Até nisso o Gilberto Braga cometeu uma gafe e vazou.
    Ach que se terminasse sem matar a Norma seria mais viável a trama.

    ResponderExcluir
  2. Houve vários furos na armação do crime - lapsos de tempo, comportamento, nada fazia muito sentido. Mas a Norma, na verdade, é uma heroína do Sidney Sheldon - era o autor que ela lia na cadeia.

    ResponderExcluir
  3. Realmente aquela atitude da Norma, de começar a xingar a Eunice, foi muita 'forçação' de barra... Não combina com a personagem. Mais incoerente ainda foi a Norma - que se mostrou amadurecida, esperta e inteligente - se deixar enganar pelo Léo pela segunda vez! A personagem ficou totalmente ridicularizada, o público não entendeu nada... E depois de passar meses esperando um triunfo de Norma no fim da novela, ela acaba assim, morta, e sua vingança morreu na praia... A não ser, é claro, que tudo isso seja mais uma armação mirabolante. Se ela é mesmo uma heroína à la Sidney Sheldon, é bem provável que ressurja após uma morte encenada.

    by @danielcouri

    ResponderExcluir
  4. Parece que virou um fetiche pro Gilberto Braga essa coisa de "Quem Matou?". Na hora que a Norma humilhou a Eunice e esta última lhe prometendo vingança, tava parecendo na cara que seria a Eunice a assassina. O Gilberto perdeu a criatividade na hora de elaborar a situação do assassinato e os suspeitos, que todo mundo já sabe. Como foi em "Paraíso Tropical", onde o vilão-mor Olavo matou a amante Taís e era o suspeito mais óbvio de todos, não duvido nada que ele pode colocar o Leo como o assassino da trama. Ou pode ser a Wanda com a sua "síndrome de Édipo" às avessas. Seria muito legal se fosse a Tia Neném ou o Wagner. A novela já vai tarde! Saudades de "Vale Tudo".

    @andrademon

    ResponderExcluir
  5. Também achei desnecessária a morte de Norma, a personagem era a mais amada e odiada da trama, graças ao talento e carisma inquestionáveis de Gloria Pires. Preferia mil vezes que fosse o Léo e de preferência morto pela própria Norma, mas fazer o quê? Quanto ao assassino eu só consigo pensar em uma pessoa: Wanda, ela era a única pessoa que não queria ver o Léo ir pra cadeia e quem matou Norma ouviu a discussão dela com Léo, portanto acho que foi a Wanda. Os autores sempre afirmaram que o foco principal da trama era um melodrama FAMILIAR, e não há nada mais melodramatico em uma novela do que uma mãe assassinando a nora para "proteger" o filho da cadeia. Espero que a cena da revelação seja boa e que tenha dialógo, pois quando Norma vê seu assassino, a câmera sai e só depois se ouvem os tiros. Sobre o recurso do "quem matou?", defendo os autores, Gilberto Braga e Ricardo Linhares não colocaram isso lá semana passada, tá desde a sinopse, só tiveram o azar de coincidir com outros "crimes" que estão no ar, Gilberto Braga é o grande herdeiro de Janete Clair da arte do quem matou, os outros autores é que querem usar o artificio em busca de audîência. Eu adoraria que Norma tivesse forjado sua própria morte, como disseram em outro comentário, já cheguei a pensar também nessa possibilidade, mas por que ela diria aquilo pra câmera? Enfim... não adianta mais lamentar, agora Norma é morta.
    @MaylsonMescouto

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, o assassino da Wanda como eu já dei o furo e o Léo também morre, mas pelas mãos do Cortês, ok? A menos que se mude de última hora, esse é o desfecho.



    @robsonaugust
    @helenaroittman

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, de insensato só salavaram os corações de Léo, Bibi, Douglas, Norma, Tia Neném, Wanda e Cortês.. o resto foi Previsível Coração.

    ResponderExcluir
  8. não achei sen sentindo a discussão da Norma e da Eunice , aquela mulher é um saco e naquele momento a Norrma tava com muitas coisas na cabeça tudo que alguém não quer quando tá com a cabeça cheia é alguém chato pertubando mais ainda

    agora acho que hoje o capito vaia ser p lá de sen graça , o Léo morre e aquele casal chato exibindo a felicidade deles

    ResponderExcluir
  9. Eu me lembro na época de "Paraíso Tropical" que chegou-se a cogitar a hipótese de que a assassinada era a gêmea Paula, e que Taís se revelaria no final passando-se pela identidade da irmã morta. Mas Gilberto Braga não teve coragem. E agora em "Insensato Coração" ele não teve coragem de transformar Norma em uma mega-vilã como todos esperavam. E apelou para o mais do que fadado quem matou. Acho que certos autores, por mais que digam que queiram inovar, demonstram certa desmotivação por sempre apelarem para recursos que usaram a vida inteira em suas obras, como o mais do que cansativo "quem matou". Por isso que bato palmas para João Emanuel Carneiro, que fez de sua "A Favorita" a novela mais corajosa da história na minha opinião, e também para Duca Rachid e Thelma Guedes, que estão arrebentando com "Cordel Encantado", a melhor novela do ano

    ResponderExcluir