quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ganchos de matar

Os autores de novelas sabem que bons ganchos mantem por meses a fio o interesse do público pela trama. E o que aconteceu na noite de ontem - não por acaso um feriado - foi, no mínimo, curioso. Três novelas se encerraram com ganchos fortes e impactantes motivados pela dúvida da morte: o personagem morreu ou não?

Em Cordel Encantado, a briguinha de gato e rato entre o justiceiro Jesuíno e o coronelzinho abilolado Timóteo, que vem se arrastando por meses, teve seu ápice, faltando pouco para o término da novela: Açucena casa-se obrigada com Timóteo e o vilão promove, em plena praça de Brogodó, o enforcamento de seu desafeto, Jesuíno. Fim de capítulo.


Em Fina Estampa, Aguinaldo Silva promoveu o primeiro grande barraco de sua novela com cenas fortes em que Pereirão desmascara o filho sacana diante da família de Tereza Cristina, afirmando ser ela, "a mulher de bigode", a verdadeira mãe do rapaz. Depois de muita discussão, choro e pancadaria, Antenor sai com seu carrão a toda e é vítima de um acidente. O carro capota e a câmera focaliza o rapaz desmaiado, preso entre as ferragens. Fim de capítulo.


Em O Astro, Natal se vinga do malandro Neco. Com seus capangas, rapta o sem vergonha e ele é, simplesmente, arremessado de um penhasco. Fim de capítulo.


Só faltou Morde e Assopra entrar na dança também. Mas, como um seguidor tuitou: essa, tá morta faz tempo! [rs] Afinal, para matar um robô, basta desligá-lo. E os dinossauros todos já morreram.

Bem, não precisa ser O Astro para saber que: 
Jesuíno não vai morrer, pois os cangaceiros do bando de Herculano já arquitetaram um plano para salvar o mocinho. 
Antenor não vai morrer, pois agora se inicia um novo conflito na relação amor-ódio entre o rapaz e sua mãe. 
Já Neco... É melhor esperar para ver o capítulo de hoje. Afinal, é do suspense de um bom gancho que sobrevivem as novelas e se mantem a audiência.

6 comentários:

  1. É.... o Neco pelo visto tbm não vai morrer hahaha rs Ótima análise Nilson!

    ResponderExcluir
  2. Esses ganchos seriam fodas se os autores nacionais tivessem culhões de matar personagens importantes na trama. Tipo Lost.

    ResponderExcluir
  3. Nilson, apenas uma sugestão para o seu blog: como é do Google, existe uma configuração para que se abra uma janelinha quando o internauta clicar no link dos comentários, ao invés de renderizar a página inteira com a postagem e os comentários. Fica muito mais prático, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo, Nilson. Acho que faltam mais ganchos nas novelas de hoje...

    ResponderExcluir
  5. Os ganchos foram ótimos, mas como Roque Santeiro está fazendo escola...ninguém morreu rsrs

    ResponderExcluir
  6. #guga__borges - Só não gostei de saber que o Neco vai sobreviver e ainda vai sabotar e assassinar o Natal..

    ResponderExcluir