sábado, 5 de novembro de 2011

As re-reprises de Ivani Ribeiro

Ivani Ribeiro é a única novelista a emplacar re-reprises no Vale a Pena Ver de Novo da Globo. A Gata Comeu, novela de 1985, foi reprisada em 1989 e 2001. A Viagem, novela de 1994, foi reprisada em 1997 e em 2006. Mulheres de Areia é a atual atração do Vale a Pena Ver de Novo. A novela foi ao ar originalmente em 1993 e teve sua primeira reprise entre 1996 e 1997. Essas três novelas são os maiores sucessos de Ivani na Globo e são remakes de antigas tramas da autora na Tupi nos anos 70.
A Gata Comeu foi originalmente chamada de A Barba Azul e foi ao ar na emissora paulista entre 1974 e 1975. Eu não lembro da novela porque era muito pequeno, mas me recordo da época que ela passou. Lembro que Silvio Santos certa vez, em seu programa dominical na Tupi, recebeu Eva Wilma e Carlos Zara, que viviam os protagonistas, e pediu para que eles trocassem tapas na cara diante da plateia, tal qual seus personagens Jô Penteado e o Professor Fabio faziam na novela. Na Globo, A Gata Comeu é hoje considerada cult e tem uma verdadeira legião de fãs, saudosos do Clube do Curumim, dos tapas entre Jô e Fabio e todas as tramas românticas com forte apelo juvenil que a novela tinha.

A Viagem foi ao ar na Tupi entre 1975 e 1976. Eu era criança nessa época e tenho apenas duas lembranças da novela: de Ewerton de Castro na cadeia – alguma cena de seu personagem Alexandre quando é preso no início da novela -, e de alguma sequência no Umbral, quando a novela já está mais adiantada – depois do suicídio de Alexandre. Bem, as cenas no Umbral foram o suficiente para eu, então com 7 anos, não querer mais ver a novela! Na Globo, A Viagem foi um dos maiores ibopes do horário das sete na década de 90. A trama continuava romântica, mas mais madura se compararmos com A Gata Comeu. E de fundo, a doutrina kardecista, explorada em toda sua extensão. Apelo emocional e folhetinesco maior não poderia haver.
Mulheres de Areia da Tupi foi ao ar entre 1973 e 1974. Acho que meus pais não acompanhavam, porque eu mesmo tenho vagas lembranças de O Semideus, novela de Janete Clair concorrente no horário na Globo. Sei que Mulheres de Areia é considerada o maior sucesso da Tupi dos anos 70. E não é para menos: sua trama, pra lá de folhetinesca, é simplesmente irresistível. Na Globo, a novela transformou-se em um verdadeiro fenômeno no horário das seis. Lembro que foi a única vez que ouvi falar na possibilidade da Globo trocar o horário da novela para as sete horas, aproveitando todo o seu sucesso. E agora as gêmeas “idênticas mas de temperamentos opostos” – como dizia uma chamada de estreia – estão de volta, acompanhadas de Tonho da Lua e sua indefectível frase “Aaaaa Ruthinha é boa, aaaaa Raquel é má!

4 comentários:

  1. A VIAGEM SE A GLOBO REPRIASR VEJO DE NOVO,E COM CERTEZA DAQUI UNS 10,15 PODIA FAZER UM NOVO REMAKE DE A VIAGEM

    ResponderExcluir
  2. A primeira reprise de Gata Comeu marcou demais minha infância. Tempo bom! :)

    ResponderExcluir
  3. Na primeira exibição a novela Mulheres de Areia teve uma audiencia que as novelas das 21 hoje nao alcançam nunca, foi o maior personagem de Gloria Pires na TV, foi a unica atriz a fazer "quatro" personagens numa mesma novela, ou seja, Ruth Raquel e uma se fazendo passar pela outra. Quanto a novela A Viagem nao achei grandes coisas, apesar da boa audiencia. Das tres novelas A Gata Comeu foi a mais divertida, tinha um elenco pequeno e todos tinham historia, historia que prendiam a atenção do telespectador.

    ResponderExcluir
  4. Ivani Ribeiro a VERDADEIRA USINEIRA DOS SONHOS. The best of de world em termos de teledramaturgia.

    ResponderExcluir