quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cordel Encantado: última semana de gato e rato

Esta é a última semana de Cordel Encantado, um sucesso que arrebatou o público. Mas o que vemos no ar não é comum para uma última semana de novela. Cadê a tradicional correria para fechar histórias e deixar a trama mais ágil, despertando o interesse do público pelos momentos finais da novela? A audiência continua a mesma dos últimos meses. Isso quer dizer que apenas o público fiel está acompanhando a história.

É como se esta fosse mais uma semana normal em Cordel Encantado, onde mais uma vez Timóteo escapa da morte e faz um novo plano de vingança contra Jesuíno, para depois ser descoberto. E esta tem sido a tônica da novela de seu meio para o fim. Uma verdadeira briga de gato e rato, como nos desenhos de Tom e Jerry. É como se a trama de Cordel Encantado tivesse caído em um círculo vicioso, como nos desenhos animados.


Cordel Encantado é uma novela maravilhosa sob diversos aspectos. Mas sente-se que a história se perdeu a partir do momento em que as autoras apostaram neste toma lá dá cá entre Timóteo e Jesuíno. Ficou a impressão de que a trama central se esgotou, restando às autoras apenas criar tramas paralelas que recheassem o vai e vem entre o mocinho e o vilão. 

Sempre que achávamos que Timóteo ia derrotar Jesuíno, ele escapava para que depois o coronelzinho caísse em seu poder. E vice versa. E sucessivamente. Lembra também outro clássico da animação: Papa Léguas e Coiote! Seria mais uma referência de Cordel Encantado à Literatura, História e cultura pop?


4 comentários:

  1. É isso aí, Nilson.
    O Cordel encantou e fidelizou a audiência mas apesar de ficarmos maravilhados com aquele conto de fadas agreste demos conta de que sua bela história foi concebida para no máximo 80 capítulos ou até quem sabe uma minissérie.
    Contudo e entretanto foi uma bela novela e ficará marcada na história da dramaturgia principalmente por reinventar a estética do horário.

    ResponderExcluir
  2. Quando assistia a novela no começo sentia que ela tinha um enorme potencial de tramas a serem desenvolvidas, mas também senti que isso ficou um pouco reduzido do meio para o fim. Mas enfim, achei que essa novela foi uma das melhores dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  3. Adoro Cordel, mas concordo com tudo o que você escreveu, Nilson. Esse vai e vem entre Jesuíno e Timóteo acabou se tornando cansativo. É uma boa novela, mas perdeu o ritmo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do início de "Cordel encantado". Após, desisti de acompanhar a trama quando entrou neste círculo vicioso.

    ResponderExcluir