quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Novela para cada público

Viva a diversidade da dramaturgia seriada na televisão brasileira!
Li de um amigo hoje que sua mãe disse que "Cordel Encantado era 'besta' demais. Boa mesmo é a novela das sete (Morde e Assopra)!" E durante o capítulo de ontem de Morde e Assopra, vi a cena em que Elaine (Otaviano Costa), o travestido, era desmascarado. No quesito humor, eu ri! E acho mesmo que essa novela diverte muitos brasileiros. Considerando seus números de audiência, Morde e Assopra é um verdadeiro sucesso!

No mesmo patamar de receptividade do público, está Fina Estampa, a trama das nove. A audiência de Cordel Encantado também era boa, assim como a de O Astro. Ou seja, a Globo está num momento muito bom em suas novelas. Mas o mais legal disso tudo é perceber que são novelas muito distintas. Morde e Assopra e Fina Estampa se assemelham pela tal "pegada popular", o que pode caracterizar, entre outros quesitos, tramas mais digeríveis para o "grande público". Cordel tinha aquela beleza estética toda e uma linguagem até inovadora em termos de trama. O Astro é um dramalhão assumido, o que a faz uma novela diferente de todas as que estão no ar.

Saindo da Globo, também temos opções díspares. Rebelde tem a linguagem certa para o seu público alvo, os adolescentes. Vidas em Jogo e Amor e Revolução, completamente diferentes entre si, mas representantes off-Globo do tradicional folhetim. E tem as reprises de clássicos, seja Mulheres de Areia no Vale a Pena Ver de Novo, ou Vamp, O Rei do Gado e Roque Santeiro no canal Viva. Há ainda uma Malhação mística à tarde, cujo alvo são adolescentes e donas de casa. E tem a nova que estreou, A Vida da Gente, um bom exemplo do clássico folhetim. O SBT já anuncia a reprise da clássica xicana Marimar, com Thalia. E a Record vai reprisar em um novo horário (18 horas) o capítulo do dia anterior de Rebelde.
Ou seja: tem novela para todos os gostos e todos os públicos, é só cada um se adequar ao que melhor lhe convém. Não acredito que exista novela ruim. Já me perguntaram algumas vezes quais foram as piores novelas já produzidas. Nunca respondi, pois acho uma tremenda sacanagem com toda a equipe que trabalha em uma novela que ela seja assim tachada. Por pior que seja o texto, a direção, o elenco, por mais pobre que seja a produção, sempre haverá público. E gosto, cada um tem o seu. 

4 comentários:

  1. Esse é o Nilson que gosto!
    Imparcial.
    Ótimo texto, certeiro!

    Fábio
    www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Sr Nilson!
    Não falta novela pra quem gosta e não falta público pra quem produz. Muito se discute sobre os "rumos" da telenovela no Brasil, sempre pregam a extinção do gênero e blá, blá, blá, wiskas sachet, mas quem gosta de novela mesmo tá lá acompanhando, se emocionando, dando palpite e muitas vezes trollando...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. E um exemplo dessa diversidade é a estreia de "A vida da gente!, bem mais adulta que sua antecessora e que, certamente, vai despertar interesse em outro tipo de público. Faço minhas as suas palavras. Como diria Clô Hayalla: "eu respeito a diversidade"...kkkkk!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que temos novela para todo gosto, o que se espera êh mais espaço para novos atores .

    ResponderExcluir