domingo, 11 de setembro de 2011

Vale a Pena Ver de Novo Mulheres de Areia

Dois motivos da minha surpresa com o retorno de Mulheres de Areia

Fiquei surpreso quando a Globo bateu o martelo e anunciou oficialmente a volta de Mulheres de Areia no Vale a Pena Ver de NovoPrimeiro porque a novela já havia sido reprisada. Foi ao ar originalmente em 1993 e reprisada à tarde três anos depois, entre 1996 e 1997.

Este é um caso raro: em toda a história do Vale a Pena Ver de Novo, apenas em outras duas ocasiões uma novela reprisou mais de uma vez: A Gata Comeu (exibição original de 1985) foi reprisada em 1989 e, depois, em 2001. E A Viagem (exibição original de 1994) foi reprisada em 1997 e, depois, em 2006.

Nota-se aí um fato curioso: estas três novelas foram escritas pela mesma autora, Ivani Ribeiro. Não por acaso, são os maiores sucessos de Ivani na Globo. E por acaso, tratam-se de remakes de histórias que já haviam ido ao ar, pela TV Tupi, nos anos 70.


Mulheres de Areia foi baseada em uma antiga radionovela de Ivani Ribeiro: As Noivas Morrem no Ar. A produção da Tupi consagrou a atriz Eva Wilma, que viveu as gêmeas Ruth e Raquel. Foi ao ar entre 1973 e 1974, ainda em preto e branco. A versão da Globo estreou exatos vinte anos depois. Ivani ainda somou à espinha dorsal de Mulheres de Areia, tramas de outra novela sua, O Espantalho, produzida pelos Estúdios Silvio Santos em 1976, e apresentada pela Record e Tupi, quando Silvio possuía cotas nessas emissoras.


A Gata Comeu é um remake da novela A Barba Azul, que Ivani Ribeiro escreveu para a Tupi entre 1974 e 1975. Eva Wilma – como Jô Penteado - protagonizava novamente uma trama da novelista. A personagem foi vivida por Christiane Torloni na versão da Globo, levada ao ar em 1985.

A Viagem, a trama espiritualista de Ivani Ribeiro, passou na Tupi entre 1975 e 1976, e teve uma reprise em 1980. E, novamente, Eva Wilma esteve à frente de uma trama de Ivani Ribeiro, vivendo a protagonista Diná. Dezenove anos depois da apresentação original na Tupi, a Globo levou ao ar o remake. E novamente Christiane Torloni viveu uma personagem originalmente vivida por Eva Wilma.


Segundo motivo:

Mulheres de Areia passa a ser a novela mais antiga já reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Desconsiderando sua apresentação original, e tomando como base o término de sua primeira reprise (abril de 1997), o tempo passado entre a última reprise e a atualidade soma 14 anos e 4 meses.

Este recorde era da segunda reprise de A Gata Comeu. Doze anos separam o término de sua primeira reapresentação (julho de 1989) e a estreia da segunda reapresentação (julho de 2001).

A reprise de Deus Nos Acuda também apresenta uma disparidade semelhante. Originalmente apresentada entre 1991 e 1992, a novela levou 11 anos e 8 meses para ser reapresentada à tarde. Se considerarmos apenas a primeira reprise, esta é a mais antiga da história do Vale a Pena Ver de Novo.

As pessoas se perguntam por que a Globo reprisa novelas tão recentes. Em geral, a ordem é não trazer de volta novelas com mais de dez anos, para evitar comparações quanto à qualidade técnica e de dramaturgia com as novelas atuais. Ainda bem que toda regra tem sua exceção.

7 comentários:

  1. Acho que essa reprise só tem um motivo. Começa com VI e termina com VA.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena assistir de novo o remake de Mulheres de Areia pelo conjunto da obra:elenco de primeiríssima qualidade, o texto primoroso de Ivani Ribeiro, as locações aconchegantes da fictícia cidade Pontal da Areia, enredo romântico, curioso e instigante, como todo bom folhetim pede, não esquecendo do fenômeno Glória Pires, que abrilhantou sua carreira a telinha dos telespectadores com uma de suas suas melhores aparições na TV. Basta, não??

    ResponderExcluir
  3. Com o lançamento do Canal Viva não acreditava mais que a Globo pudesse reprisar novelas antigas no Vale a pena ver de novo. Gosto dessa novela e sei que será novamente um SUCESSO. Só lamento que coincide com a reprise de Vamp no Canal Viva no mesmo horário.
    Desta forma o Canal Viva poderia trocar o horário de exibição de Vamp para que pudessemos acompanhar as duas tramas paralelamente.

    ResponderExcluir
  4. A reprise mostra que boas e antigas novelas podem ser reprisadas em rede aberta, mesmo com qualidades técnicas inferiores as atuais. Visto que novelas atuais, mesmo em HD, não tem o mesmo brilho, contrastes e boas histórias. Fazendo com que fãs e admiradores de novelas, não fiquem orfãos de qualidade, emoção, comoção e grandes obras. Que venha Tieta, Que Rei Sou Eu?, Rainha da Sucata...

    ResponderExcluir
  5. Mais um motivo pra rever esta novela: curar meu trauma!!!fiquei traumatizado com aquela cena do espantalho em determinado momento da novela. Pois bem, Mulheres de Areia mudaram minha vida... depois disso tenho fobia a espantalhos e palhaços. Rsssssss

    ResponderExcluir
  6. É,sem dúvida,uma excelente história,com um ótimo elenco e,quem não viu,vale a pena ver.
    No meu caso,não vou ver,não,porque eu a tenho ainda muito recente na minha lembrança,porque eu vi a primeira versão com a Eva Wilma,a segunda versão e quando o remake foi reprisado.
    Bem que poderiam se lembrar de "Que rei sou eu".
    Se não me falha a memória,ela passou logo depois que foi ao ar,a pedido do público,no horário das 17 hs,na Globo.
    Bom,de qualquer modo muito bom foi ter revisto Vale Tudo e estar assistindo Roque Santeiro,que juntamente com Chocolate com Pimenta são as minhas novelas favoritas.
    Um abraço,Nilson!Parabéns pelo blog e pelo site!

    ResponderExcluir
  7. Pensei que só eu tivesse este trauma de espantalho por casa dessa novela, nem comer fandangos eu conseguia...
    Acho ótima essa "re-reprise", pois, quando eu vi eu tinha uns 5 anos de idade e na reprise 10 e não lembro quase nada.
    Na minha opinião Tonho da Lua foi o melhor maluco interpretado na tv brasileira, palmas para Marcos Frota por isso.

    ResponderExcluir