sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Audiência mordeu, Carrasco assoprou


Morde e Assopra foi uma novela que teve de tudo. Começou de um jeito e a audiência torceu o nariz. O autor, Walcyr Carrasco, atenuou algumas coisas, destacou outras, trocou elenco, e ajustou a novela ao gosto do telespectador. Até que a audiência reagiu positivamente. 

Teve novidade: os dinossauros e robôs, cuja participação foi sendo diminuída na trama por conta da rejeição do público. Teve humor infantil com todos os cacoetes típicos do autor: inúmeros casamentos desfeitos no altar, caipiras pra lá de caricatos, bicho de estimação (e robozinho de estimação), torta na cara, gente sendo arremessada. Teve amor a la A Megera Domada (Júlia e Abner). Teve vilã histérica (Naomi). Teve "quem matou" (o delegado Pimental).

E teve Cássia Kis Magro (a Cássia Kiss) em uma das melhores interpretações de sua carreira. Foi a partir do momento em que Carrasco elevou a simplória Dulce à categoria de protagonista, que Morde e Assopra deslanchou no ibope e cativou seu público. E para isto, o autor apelou para o melodrama fácil, rasgado, recheado de clichês, transformando Dulce numa caricatura. Apesar do tom extremamente maniqueísta da personagem e do texto piegas do autor, Cássia levou sua Dulce com dignidade até o fim, numa interpretação marcante. 

Em contrapartida, outra caricatura se destacou, mas positivamente: a do gay estereotipado. André Gonçalves "ar-ra-sou" com seu Áureo, proporcionando alguns dos melhores momentos da novela, afinadíssimo com sua companheira de cena Vanessa Giácomo, outro grande destaque de Morde e Assopra. O penúltimo capítulo - em que os dois sobem ao altar, ele abandona ela e foge com o peão - foi um dos melhores da novela.


A caricatura funciona na comédia, quando bem escrita, bem dirigida e bem interpretada - como vimos com Áureo. Mas a caricatura no drama em televisão, quando trabalhado isoladamente - como no caso de Dulce -, é perigoso. Caricatura é exagero, e o exagero no realismo sempre acaba pendendo para o piegas. A não ser que a proposta seja essa mesma, mas como um todo: como o visto atualmente em O Astro, uma novela absolutamente diferente de Morde e Assopra.

A verdade é que Carrasco tirou a sorte grande ao conseguir Cássia Kis Magro para sua novela. Poucas atrizes conseguiriam tal desempenho diante deste texto de Carrasco. Sorte também de ter no elenco nomes como André Gonçalves, Vanessa Giácomo, Jandira Martini e Vera Mancini (revelada como a ótima Cleonice).

O último capítulo de Morde e Assopra merece um aparte. Vimos o desfecho de Celeste (Vanessa Giácomo), que desiste de casar e vai embora da cidade para posar nua para uma revista e ser famosa, deixando o filho bebê nas mãos de Dona Salomé (Jandira Martini). O destino de Áureo e Elaine (Otaviano Costa), que terminam em São Paulo num show de drag-queens - ao lado do próprio Walcyr Carrasco! Minerva (Elizabeth Savalla) derrotando Isaías (Ary Fontoura) nas eleições para a prefeitura de Preciosa. A morte de Dulce, envolta a muita choradeira, claro. 

E para finalizar, uma das sequências mais dantescas da história de nossa teledramaturgia. Júlia (Adriana Esteves), Abner (Marcos Pasquim) e outros personagens caem no que, na visão do autor, seria o centro da Terra, um mundo perdido povoado por dinossauros, onde vivem os pais de Júlia, também pesquisadores - inclusive com computador (!). Uma espécie de elo perdido mesmo. E dos mais fakes. As cenas com os dinossauros serviram para nos lembrar que a Record fez melhor com Os Mutantes. Tiago Santiago deve ter ficado orgulhoso.

17 comentários:

  1. Eu gostei do final de M&A.. achei uma licença poética muito bem executada. O povo crítica pq não sabe o que é ser criativo. Estão acostumados a novelas que seguem a realidade ao pé da letra, e se esquecem que na verdade, novela nada mais é do que uma história, e uma história permite coisas que vão além da vida real.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk Nilson. A melhor análise de todas.

    ResponderExcluir
  3. Uma novela é uma obra aberta e se Walcyr conseguiu driblar a rejeição,só mostra o qto e u bom autor no mais novela e uma forma de entretenimento e acho que todos vcs esperam que sejam mais,Walcyr e torta na cara,personagem no chiqueiro,qtos a analise que você fez,o que é uma boa novela,é uma historia que faz eu sentar no sofá e me envolve,faz rir e emocionar durante uma hora.morde assopra consegui,o resto so interessa para quem não assiste.

    ResponderExcluir
  4. Nem o próprio autor analisaria tão bem, vc que deveria estar no ar bjos adoro seus comentários, suas análises

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, Walcyr nos brindou com seus textos piegas, personagens caricatos e imitações de situações/personagens tanto dele quanto de outros autores. Ou seja: o que sempre acontece em suas histórias. Ainda bem que temos autores como Lauro César Muniz, Miguel Falabella, Sílvio de Abreu, Gilberto Braga e tantos outros na nossa televisão.

    ResponderExcluir
  6. Bem, finalmente, acabou. Confesso, já não agüentava M&A e vindo de uma novela que (tentava) misturar robôs e dinossauros esperava qualquer fim. Infelizmente trazer uma produção desta pra o Brasil é cair no ridículo, até mesmo para a Globo. Tudo é bonitinho quando feito em Hollywood, mas aqui não rola. Não ultrapassamos do "bem aceito" modelo vampiresco. Eu sempre considerei M&A um "Vale a pena ver de novo" das 19hs devido as inúmeras semelhanças com demais novelas do novelista. Cansativo. E no ultimo episódio pude notar a homenagem (prefiro assim pensar) aos filmes "Priscila, a rainha do deserto" e "Viagem ao centro da Terra" (Júlio Verne). Homenagem, já que muito se falou nas comparações entre as tramas das 19hs e 21hs. Reinventar é complicado, consiste na perda de manias e clichês, infelizmente uma novela recheada delas. Talvez, "refazer" Gabriela seja uma forma de rever conceitos sobre novela. De forma alguma quero colocar em xeque a capacidade do autor,até porque nem tenho "armas" para gladiar a meu favor. Mas como um número (audiência) tenho o direito de opinar. M&A não conseguiu me morder e, então, assoprei para bem longe. Não me decepicionei. Essa novela poderá aparecer em livros sobre o assunto, falando apenas da ousadia temática e "como melhorar a audiência de uma novela aniquilando alguns personagens". Como é bom viver num país democrático. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Achei essa novela extremamente ruim: humor forçado e debilóide mesclado a um drama muito meloso e lacrimejante. Realmente, como bem apontado no texto, Cássa Kiss, com sua primorosa atuação, foi a tábua de salvação: a transformação da Dulce em protagonista chamou a atenção do público para Morde e Assopra, revertendo a audiência em seu favor. Walcyr Carrasco, mexendo em toda a estrutura da novela a fim de angariar audiência, prova que é muito mais marqueteiro, empreendedor ou publicitário do que novelista. A Globo agradece, e os amantes do gênero telenovela sofrem!

    ResponderExcluir
  9. Sua análise foi perfeita sem tirar uma letra nenhum ponto, esse louco do Glayson que não viu nada de negativo na novela precisa de um chá de se toque frango pra melhorar as suas criticas, bem enfim parabéns pela análise e continue assim que vc é admirado, porém la vem Aquele Beijo veremos se nos aguarda algo de bom ...

    ResponderExcluir
  10. Discordo da crítica.Achei Morde & Assopra uma ótima novela.A parte dos robôs e dos dinossauros faziam parte da licença poética,obviamente.Não achei as cenas dos dinossauros dantescas.Gostei dos efeitos,mas óbvio que não se comparam aos do filme Jurassic Park.A Globo,pelo visto,ainda não domina totalmente essa técnica.

    A novela teve temáticas repetidas,óbvio,mas todos os autores,veteranos,têm se repetido,sem exceção.Os único que ainda não se 'copiaram' são João Emanuel Carneiro,Elizabeth Jhin,Duca Rachid e Thelma Guedes.Porém,todos eles não têm nem 5 novelas em seus currículos.

    Cássia Kiss foi maravilhosa,mas Dulce tb foi um grande papel.É interessante mostrar que existem pessoas 100% íntegras nesse mundo.A cena protagonizada por ela e Adriana Esteves no antepenúltimo capítulo foi excepcional.

    O autor fugiu da mesmice com o final da Xavier,Élcio,Josué e Áureo.Salomé e Cleonice formaram uma ótima dupla e Jandira Martini deu show junto da Vera Mancini.

    Vanessa Giágomo tb foi ótima em um papel totalmente diferente de suas eternas mocinhas tristes que já estavam a estigmatizando.Marina Ruy Barbosa tb mostrou um imenso talento.

    Foi um acerto trazer de volta Suzy Rêgo e Narjara Turetta.

    O núcleo do grande Luis Melo era ótimo,mas não pôde ser desenvolvido por causa de interferências do MP.

    Elizabeth Savalla e Ary Fontoura fizeram uma boa dupla e corrutos,satirizando uma situação que se repete constantemente no país,principalmente nesses municípios onde 'famílias' ficam no poder eternamente.

    Sem dúvidas,Alma Gêmea,Chocolate com Pimenta,O Cravo e a rosa e Caras & Bocas foram mt melhores que M&A,mas msm assim achei o sucesso da novela merecido.

    ResponderExcluir
  11. Falou td e disse!
    Cassia Kiss e André Gonçalves conseguiram salvar 50% da novela! Destaco tb a audiência em que a Naomi robô salva a original da prisão!

    :)

    ResponderExcluir
  12. Gostei do final. Morde começou com uma história totalmente diferente, com a missão de inovar a nossa teledramaturgia. Infelizmente, não caiu no gosto do publico de cara. Quando descobriram a Dulce, a novela tomou outro rumo e ficou sempre acima dos 33 pontos. Morde & Assopra inovou e com certeza encantou grande parte do público. Cenas como a do julgamento da Naomi, a revelação do assassinato pela Naomi Robô, o vestido de Alice pegando fogo, tudo isso entrou pra história da Teledramatugia. No último capítulo, pudemos observar que o Walcyr fugiu dos clichês, ao colocar finais inusitados como o de Elaine, Áureo, Dulce. No quesito decepção do último capítulo foi "O Segredo de Naomi". Tudo bem que para um homem é dificil perdoar uma traição quando se ama demais essa mulher - vide o meu caso - mas eu acho que todos nós esperamos mais desse mistério. A grande sacada realmente foi a vinda do Rafael para substituir o filho que ela perdeu. O final de Celeste e Salomé foi muito bom. A vilã mão de vaca, ficou com o Prejuízo. A morte de Dulce, já era esperada por todos e realmente até na hora da morte da personagem, a Cássia deu um show e mostrou que é uma ótima atriz, como sempre. Agora chegamos a parte mais delicada do capítulo: A VIAGEM AO CENTRO DA TERRA. O Walcyr inovou no quesito, e deixou todos boquiabertos, não é a toa que na hora da cena a novela chegou a 41 pontos. Tudo bem que a cena foi um pouco surrealista, mas nos trouxe uma coisa que tinhamos perdido nas novelas. A ficção. As tramas estavam muito realistas, e com esse "q" de Jurissac Park, fez a emissora transmitir o último capítulo mais diferente da história da teledramaturgia. O encontro com os pais de Júlia foi totalmente diferente ao ver um homem matar um DINOSSAURO com uma bala. Mas... enfim, o casamento no final foi um clichê. A única coisa que não gostei mesmo foi a Júlia não ter terminado com um bebê que iria se chamar Dulce. E quem sabe Júlia cantar:
    EU TENHO UMA FILHA QUERIDA, QUE SE CHAMA DULCE, QUANDO ELA PASSA NA RUA, DIZEM QUE BEBÊ LINDINHO.
    Morde & Assopra inovou e foi aprovada. E com certeza Aquele Beijo vai ser também muito bem aprovada, assim como A Vida da Gente.

    ResponderExcluir
  13. Santa Paciência... quando fiz a minha analogia eu me referia ao capitulo final, tanto que iniciei do seguinte modo: "Eu gostei do final de M&A". Tudo que escrevi, foi baseado na polêmica criada no twitter, sobre o fim com dinossauros e centro da terra. Em nenhum momento discordei da análise feita pelo blog, pelo contrário, aplaudo veementemente pelo precisa descrição de uma realidade, pois, achei que a novela teve inúmeros pontos negativos. Nada é prefeito. Então meu caro, fica uma dica, antes de criticar algo, tente primeiro entender o que está escrito...

    ResponderExcluir
  14. Entre erros e possíveis acertos a novela só me reforçou a tese de que Cássia Kiss continua sendo uma das melhores atrizes da televisão, caminha a linha tênue da interpretação. Como escrito acima, sorte do autor ter contado com ela na trama.

    ResponderExcluir
  15. Gostei do título. Apesar da trama que abusou do humor infantil, e muitas vezes sem qualidade, e do drama simplista, a novela será lembrada por um mérito do autor, que soube entender as necessidades do público e fazer as mudanças necesárias.

    ResponderExcluir
  16. O melhor da novela Morde & assopra foi a interpretação magistral da grande Atriz (Atriz com A maiúsculo) Cássia Kiss Magro. Ela simplesmente roubou o posto da protagonista, comovendo o telespectador com o drama de sua sofrida Dulce. A novela foi dela. A maneira de dizer o texto rico da personagem, o figurino simples, a prótese cariada, tudo contribuiu para dar mais veracidade à trama dela. Não poderia deixar de elogiar também o Klebber Toledo, que não deixou a peteca cair ao lado da veterana. Seja nas cenas em que Guilherme rejeitava a mãe ou quando ele, regenerado, protagoniza sequências lindas ao seu lado. O enredo de Dulce merecia se transformar num seriado a exemplo de Shazan, Xerife e cia, Mário Fofoca ou O bem-amado, que saíram das novelas O primeiro amor, Elas por elas e O bem-amado. Seria muito melhor que muitos seriados bobos que a emissora produz.

    ResponderExcluir
  17. A cena em que os pesonagens caem no interior da Terra foi "copiada" do filme Viagem ao centro da Terra. Achei uma sequência boba demais.

    ResponderExcluir