terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pingos de Novela

Um giro rápido pelo que anda rolando nas novelas atuais


O ASTRO: "Fortes emoções" reservadas para a derradeira semana da "novela das 11". Pela homenagem ao formato telenovela, O Astro merece chamadas como as dos anos 70, tipo "As emoções aumentam a cada capítulo de ... O ASTRO!" (parafraseando uma chamada da Mulheres de Areia clássica).



A VIDA DA GENTE: A novela das 6 segue com forte carga dramática. "Tirem as crianças da sala" ou "não recomendada para cardíacos" deveria ser a classificação indicativa... Brincadeirinha! A novela tá linda, apesar de eu continuar achando uma novela "feminina" demais, com mulheres fortes e homens objeto. Mas é só uma observação que em nada diminui A Vida da Gente. Como muitos já citaram, parece uma novela das 9.




FINA ESTAMPA: Em contrapartida, a atual novela das 9 parece uma novela das 7. Ontem Tereza Cristina, a Louca, matou o mafioso empurrando-o pela escada, agradeceu Nazaré Tedesco e ainda afirmou ter se inspirado na personagem (Renata Sorrah em Senhora do Destino). Não foi a primeira vez que Aguinaldo Silva se auto citou. Adoro metalinguagem em novelas. Silvio de Abreu já fazia isso lá no início dos anos 80, com a diferença de que ele citava os outros autores, em especial Janete Clair, Cassiano Gabus Mendes e Gilberto Braga.

Já o diálogo entre Tereza Cristina e o segurança Ferdinand (Carlos Machado) foi digno de um pastelão de Walcyr Carrasco. Mais uma prova de que Fina Estampa parece uma novela das 7 horas. Logo Aguinaldo, que sempre afirmou que não se vê escrevendo novela para outros horários.



AQUELE BEIJO: Segue despretensiosa e gostosa de acompanhar. Diferente de sua antecessora, é uma novela com humor inteligente, em que o telespectador não se sente subestimado. Aliás, é complicado acompanhar Aquele Beijo e comentar tuitando, perde-se muita coisa. É uma novela para se prestar atenção nos diálogos.

4 comentários:

  1. Aquele Beijo, sem tirar seu mérito, pois é ótima. Ela chegou chegando! Não parece que estreou semana passada, parece que todos já conheciam bem seus personagens, por isso também que não da para assisti-la navegando na internet!

    Isso me estranhou um pouco de início. Mas já to gostando..

    ResponderExcluir
  2. Ótimas observações, Nilson!
    Quanto à cena de Teresa Cristina, a Louca (adorei!) não pareceu homenagem, pareceu paródia mesmo, daquelas sem graça tipo Todo mundo em pânico.
    Aquele beijo e A vida da gente são daquelas que dá uma dó de perder um capítulo.
    E O astro é simplesmente o melhor produto do ano.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente a Eva levou o tapa que pedia desde o primeiro capítulo em A Vida da Gente. Aquele Beijo nos fazendo rir no horário das 19 horas com todo o clima surrealmente ácido do Miguel Falabella, em contraponto ao drama das 18 horas. Fina Estampa a cada dia que passa acho mais patética, considerei de uma infelicidade tremenda a referência mal empregada à iconoclástica Nazaré Tedesco rs!

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem!
    Eu sinceramente não curti O Astro. Rápida demais, cenas confusas e cenas de sexo desnecessárias! A cena em que o Neco aparece na tal boate, com todos á sua volta, foi realmente uma das cenas mais ridículas que já vi!
    A Vida da Gente ótima novela, mas se não der um salto no tempo vai cair na mesmice...
    Aquele beijo nem se fala! Amei a novela, mas acho que Giovana Antonelli foi prejudicada no corte de cabelo e no figurino... Uma pena...
    That's all Folks!
    Amei o blog, eu, como boa noveleira, passarei a acompanhar!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir