quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Saudades de Dias Gomes


Se vivo fosse, Dias Gomes completaria hoje (19 de outubro) 89 anos. O conheci através de suas novelas de televisão. Mas estudando sua vida, vim a saber que Dias foi muito mais do que isso. Publicou romances, escreveu inúmeras peças - como O Pagador de Promessas e O Santo Inquérito -, escreveu para jornais e revistas, trabalhou em várias rádios, tendo escrito e idealizado vários programas.

Foi militante do Partido Comunista e, por conta disto, perseguido pelos regimes ditatoriais, desde Getúlio Vargas até o Regime Militar. Foi por conta de suas posições políticas - e por intermédio de sua então esposa, Janete Clair - que Dias chegou à televisão. Impossibilitado de trabalhar, passou a usar o novo veículo para expor suas ideias, ainda que vigiadas.

O primeiro trabalho de Dias que acompanhei de perto foi Roque Santeiro - escrita com Aguinaldo Silva, Marcílio Moraes e Joaquim Assis - entre 1985 e 1986. Uma de minhas novelas preferidas, lembro bem da comoção popular causada naquela época. Engraçado ver que, apesar de censurada dez anos antes, a impressão que se tem é que Roque foi a novela certa no momento certo. Talvez por isso, não tenha tido a mesma repercussão em suas reprises, posteriormente.

Acompanhei os demais trabalhos assinados por Dias na televisão. Alguns muito bons, como produto final - como as minisséries As Noivas de Copacabana (1992) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998, a partir do romance de Jorge Amado). Outros nem tanto, como a novela Mandala (1987/1988).

O objetivo do post não é informar sobre a vida do novelista, cuja obra está fartamente catalogada na internet. Mas rememorar, a partir de minhas lembranças, a genialidade de uma das grandes personalidades brasileiras do século passado. Foi a obra de Dias Gomes que o tornou imortal - para além de ter sido imortal da Academia Brasileira de Letras. 

Apenas uma lástima: não ter podido acompanhar aquela que considero a melhor telenovela brasileira: O Bem Amado (1973), que só a genialidade de Dias Gomes poderia ter concebido. Engraçada é a sensação de sentir saudades de uma novela que nunca acompanhei - porque era muito criança na época em que passou.


Saiba mais sobre a trajetória e a obra de Dias Gomes no site Teledramaturgia.

5 comentários:

  1. Relembrando a obra de Dias Gomes a impressão que tenho é a de que a grande missão dele, se é que isso existe, foi a de revolucionar. Além de todas as posições políticas corajosas que ele teve durante toda a sua vida, também no que Dias escrevia estava presente essa inquietação. Dias levou a teledramaturgia pra Bahia, fez do protagonista o grande vilão (Odorico, vilão cômico, mas vilão), explodiu alguns personagens, colocou formigas no nariz de outro, falou sobre inseminação artificial e ecologia, isso numa época em que tais coisas seriam praticamente inconcebíveis. A cara do Brasil que vemos nas novelas de hoje, com certeza é resultado, entre outras coisas, da genialidade de Dias Gomes. Falar sobre a obra teatral dele é chover no molhado. O Santo Inquérito é uma obra prima e Branca Dias uma das melhores personagens que já vi. Dias Gomes faz muita falta para a arte no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. e EU NUNCA PUDE VER NADA DELE, PELO MENOS não EQTO ESTAVA PaSSANDO NA t.v ... aGORA fico só com as reprises das novelas dele, e as coisas que pesquiso como um curioso em teledramaturga que sou

    ResponderExcluir
  3. Dias Gomes foi um dos mais completos autores que nossa teledramaturgia teve o prazer de ter. Ele faz muita falta. Valeu, Nilson, por lembrar deste Gênio das Novelas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. veii sou loka pra trabalhar na globo,como é que eu faço?

    ResponderExcluir