sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Viva a nostalgia!


Nos anos 90, quando as tevês a cabo começaram a se popularizar no Brasil, apareceu uma programação importada destinada aos saudosistas. O canal Fox, por exemplo, reprisou seus seriados da década de 60 que fizeram a festa de quem hoje tem pelo menos 40 anos. O canal Boomerang era destinado à reapresentação de desenhos animados clássicos, principalmente os da Hanna-Barbera. 


Não demorou a surgir o seguinte questionamento: com todo o seu acervo de inesquecíveis produções dos anos 70 e 80, quando a Rede Globo iria criar um canal destinado exclusivamente ao seu público saudosista? Como existem canais apenas de filmes ou de desenhos, o anseio era por um destinado a reprises de novelas antigas - as "clássicas", como comumente se fala. 

Demorou, mas hoje se pode afirmar que esse sonho, se não foi concretizado em sua totalidade, pelo menos tem satisfeito muitos nostálgicos. O Canal Viva, pertencente à Globo, que em maio completou um ano de existência, veio atender a esse público que adora se divertir com o passado, em toda extensão que isso possa representar. 
  
Uma de suas primeiras estreias, a reprise da novela Vale Tudo, de 1988, em pouco tempo virou mania em redes sociais como o Twitter, causando um frisson generalizado. Independentemente do horário ingrato em que a trama foi apresentada (de segunda a sexta-feira à 0h45), o programa tinha fãs fixos que se divertiam com roupas, acessórios, elementos de cena, gírias e merchans da época da novela. 

Em pouco tempo, Vale Tudo tornou-se líder de audiência em seu horário na TV a cabo. A novela - um verdadeiro clássico de nossa teledramaturgia - tinha fãs de todas as idades: não apenas os saudosistas, mas também aqueles que a conheciam apenas de ouvir falar. O tema era atual e os personagens, pra lá de carismáticos. E a novela comprovou a tese de que o tempo passa, as tecnologias mudam e a sociedade pode até avançar, mas um clássico é para ser revisto, sempre. 

Nas tardes de domingo de maio deste ano (mês de aniversário do Viva), enquanto a TV aberta apresentava uma programação desgastada e desinteressante, os nostálgicos se divertiram com a reapresentação do Cassino do Chacrinha. De uma época em que a televisão era menos careta, o Velho Guerreiro mostrava porque vinha para confundir, e não para explicar. 


Anárquico, nonsense, debochado e popular, nada no programa passava despercebido aos olhos do telespectador. A figura do Velho Guerreiro, as chacretes, as atrações musicais, o comportamento dos jurados, a plateia, os "prêmios" que Chacrinha jogava para o auditório (bacalhau, mandioca, feijão, farinha), tudo fazia o público de casa vibrar. Não era para menos que Chacrinha ou suas atrações sempre acabavam ficando entre os assuntos mais comentados do Twitter. 

De sua estreia para cá, o Viva tem presenteado seu público com boas atrações que enchem os olhos dos nostálgicos. As minisséries Anos Dourados e Anos Rebeldes. As novelas VampRoque Santeiro e as duas próximas estreias do canal, Barriga de Aluguel e Top Model. O musical Chico e Caetano e os humorísticos Viva o Gordo, TV Pirata e Armação Ilimitada.

E que venha Os TrapalhõesGlobo de OuroTieta, Dancin´DaysQue Rei Sou Eu?O Tempo e o VentoRabo de SaiaBalança Mas Não Cai, O Planeta dos HomensTV MulherSítio do Picapau AmareloBalão MágicoPirlimpimpimPlunct-Plact-Zum, etc...

E você, quais programas anteriores aos anos 90 gostaria de ver reprisado no Canal Viva?

11 comentários:

  1. Nilson,

    Globo de Ouro, que marcou minha infância/adolescência, seria uma ótima!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de rever a novela Rainha da Sucata, que fechou a década de 80, e que Dancin' Days seja a sucessora de Roque Santeiro e faça bastante sucesso, abrindo assim os olhos da direção do canal para as produções da década de 70.
    Novelas como Saramandaia, O Bem Amado, O Casarão e Pecado Capital, só lembrando de algumas que estão preservadas no acervo, não devem ficar esquecidas.

    Baseado no estupendo sucesso de Chacrinha no mês de aniversário e remexendo no esquecido baú dos anos 70, os programadores do Viva poderiam resgatar especiais da antiga Sexta Super produzidos por Augusto César Vannucci - Brasil Pandeiro, Alerta Geral c/ Alcione, Sandra & Miele, Saudade Não Tem Idade, Show do Mês, Brasil 78/79 c/ Bibi Ferreira... Boa parte do público gostaria de rever esses programas, além de matar a curiosidade dos mais novos.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria rever:
    Olho no Olho, TV Colosso, Cara e Coroa, O mapa da Mina, De Corpo e Alma, O dono do Mundo, Pátria Minha, Tieta, e o Sítio é bom tb!

    Sei que nem todas de minha lista fez um grande sucesso. Mas me marcaram muito!

    ResponderExcluir
  4. Queria muito rever Rainha da Sucata e Tieta às 00:15 e Que rei sou eu à tarde. E podiam reprisar as séries clássicas, Malu Mulher, O bem amado, Caso especial, Até uns você decide não seriam maus, hein? Mas pra ganhar meu coração de vez, teriam que vir com Os trapalhões, Plunct, plact, zuuun, e O sítio em versão Zilka Salaberry.

    Quem sabe, né?

    ResponderExcluir
  5. Espero paulatinamente as seguintes atrações:
    -Novelas anos 70: O Bem Amado, O Casarão, Gabriela, Escrava Isaura, Locomotivas, Dancin' Days, A Sucessora,Pai Herói, Feijão Maravilha, Marron Glacé.

    -Novelas anos 80: Baila Comigo, Água Viva, Coração Alado, Jogo da Vida, Sétimo Sentido, Elas Por Elas, Louco Amor, Guerra dos Sexos, Vereda tropical, Corpo a Corpo, Selva de Pedra 1986, Roda de Fogo, Sinhá Moça 1986, Cambalacho, Sassaricando, Tieta, Que Rei Sou Eu?,Final Feliz, Fera Radical, Bambolê, Bebê a Bordo, O Sexo dos Anjos.

    -Minisséries: Lampião e Maria Bonita, Moinhos de Vento, Bandidos da Falange, A Máfia no Brasil, Avenida Paulista, Quem Ama Não Mata, Anarquista Graças a Deus, Meu destino É Pecar, Rabo de Saia, Memórias de um Gigolô, O Tempo e o Vento, Grande Sertão: Veredas, O Pagador de Promessas, Sampa e O Primo Basílio.

    -Outros: Os Trapalhões, Malu Mulher, Amizade Colorida, Plantão de Polícia, Ciranda Cirandinha.

    Não sei se o Viva um dia chegará a tão longe em relação a alguns desses desejos, mas só nos resta torcer!

    ResponderExcluir
  6. Queria os especiais infantis: Sítio do Pica Pau Amarelo, A Arca de Noé, Pluct Plact Zum...

    ResponderExcluir
  7. Algumas pessoas NAO devem gostar, mas gostaria de ver uma novela que marcou minha pré-adolescência: a indomada!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito de Pai Herói, como, inclusive, cheguei a comentar aqui. Gostaria de revê-la, assim como "Ti ti ti" (a original),"Vereda Tropical" e "Amor com amor se paga". Dos programas, eu gostava do "Caso Verdade".

    ResponderExcluir
  9. Queria que exibissem tanto as novelas clássicas como "Tieta" e "Que Rei Sou Eu?", quanto as mais antigas ou obscuras como "Marron Glacê", "Louco Amor" e "Partido Alto". Há uma curiosidade muito grande sobre essas novelas. Poderia ter uma faixa de horário pra elas. E Viva o Viva!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria muito de assistir FERA RADICAL e RODA DE FOGO!!! Além da Maravilhosa HISTÓRIA DE AMOR!!! --- @Allan_lanli

    ResponderExcluir
  11. nilson xavier atualiza o seu site teledramaturgia dia 05 de março de 2015 hoje.

    ResponderExcluir